domingo, 22 de março de 2009

A Estranha Contradição da Petrobrás

Tudo para agradar os investidores e o mercado.

Apenas cinco dias após delcarar publicamente que não pretende repassar a queda da cotação do petróleo para o preço dos combustíveis, alegando haver muita volatilidade no mercado, o presidente da Petrobrás surpreende ao reconhecer que a empresa opera com uma expectativa de que o barril se mantenha numa cotação média de U$ 37 ao longo deste ano. Ou seja, a Petorbrás opera com dois pesos e duas medidas.
"Nossa estimativa de preços futuros é menor que a de todos os bancos. Isso mostra o quanto estamos sendo conservadores", declarou Gabrielli, em coletiva a jornalistas, na qual detalhou o Plano de Negócios 2009-2013.
Em seu detalhamento do Plano de Negócios da estatal, foram mencionadas cifras entre U$ 120 e U$ 150 bilhões gerados pelo caixa da companhia. Ainda de acordo com Gabrielli, "A possibilidade de crescimento acelerado da Petrobras é maior do que das outras empresas, fundamentalmente pelas reservas que possuímos. Por isso, a Petrobras tem que investir para ampliar a capacidade agora", comentou. Talvez estava se referindo à indiferença do brasileiro em relação ao oportunismo da empresa em relação aos preços.
Gabrielli só se esqueceu de comentar que as outras empresas do setor no mundo todo repassaram a queda de preços do petróleo para os consumidores e a Petrobrás não. A empresa continua dando uma de João Sem Braço, vendendo para o mercado interno com base nos preços de U$ 147 de julho do ano passado e não os U$ 40 de hoje.

Veja a matéria clicando aqui

2 comentários:

  1. Excelentes denúncias!
    Vamos à luta por nossos direitos!

    ps: postei chamada pra cá em meu blog

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Mais uma MANOBRA:

    Bendita greve

    " A Petrobras, a CUT, o governo Lula e a FUP, Federação Única dos Petroleiros, decidiram conjuntamente fazer uma greve de cinco dias. Começou hoje. Assim, além de ter motivos para encher os bolsos da cumpanherada com mais aumentos e benefícios, a Petrobras ainda poderá dizer que, com a greve, ficou impossível baixar o preço da gasolina, mesmo que o barril tenha desabado de U$ 150 para U$ 50. E mais: como o pré-sal está atrasado, a greve também vai servir de desculpa para o amigão Lula não cumprir mais uma promessa. Ou alguém acha que os marajás da Petrobras estão levando a sério a bendita e bem-vinda greve? Leia aqui a cobertura da imprensa, direto do site dos "grevistas". "

    Postado por Coronel
    http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/03/bendita-greve.html

    ResponderExcluir