sexta-feira, 6 de março de 2009

AVISO AO VISITANTE

ATENÇÃO! Se você deseja se familiarizar com a absurda situação dos combustíveis no Brasil, leia mais matérias neste Blog. Este espaço foi especialmente criado para acompanhar e fiscalizar as ações espúrias do governo e da Petrobrás. Fora isso, não conte com os meios de comunicação de massa ou com os jornais de grande circulação. A Petrobrás e o governo federal são os maiores anunciantes do país. Não pense que a Globo, a Band ou a Record vão querer perder as polpudas verbas publicitárias da estatal e do governo.
As denúncias veiculadas neste espaço servem para alertar o leitor sobre as políticas adotadas pela Direação da Petrobrás, Governo e Minsitros responsáveis pela gestão econômica e enrgética do país. O blog não possui orientação político-partidária. A missão principal consiste em captar as informações em fontes neutras, concentrando as matérias num único espaço onde o leitor possa se inteirar das ações da Petrobrás e do governo que vão contra os interesses da sociedade. Esta missão compreende acompanhar os fatos, fiscalizar e informar o leitor sobre as atividades que contrariam as atribuições da empresa e do governo, disponibilizando, sempre que possível, links para as matéiras aqui comentadas.

Um comentário:

  1. Petro,

    Ontem mesmo, o Estado de São Paulo comentou que a Petro está vendendo gasolina a preços muito acima do mercado internacional, porque não sobe os preços quando deve, mas não os baixa quando o petróleo cai.

    Isso, no caso da gasolina e do diesel, porque a querosene de aviação e o AVgas são corrigidos religiosamente.

    Se a Petro baixasse os preços agora, o governo poderia reduzir mais ainda os juros, embora os bancos não repassem lá muito da queda aos clientes(quase nada, na verdade).

    Mas acho que você não deixa de ter razão: o tema poderia ser abordado mais frequentemente pela imprensa. Hoje, um galão de gasolina nos EUA custa menos de US$1. Ora, um galão são 3,75 litros. Além disso, a gasolina destrangeira é de melhor qualidade, o que representa uma diferença de preço de mais 12% em favor da Petro.

    Se nossa gasolina tivesse um preço justo, isso se refletiria no pais, todo. Agora, imagine só: como ficaria o álcool se a gasolina tivesse um preço realista? Inviável. Aí, os usineiros fazem a pressão de sempre, e já levam 2,5 bi do BNDES.

    Obrigado pela visita, um abraço.

    ResponderExcluir