domingo, 15 de março de 2009

Entenda por que a Petrobrás não reduziu os preços dos combustíveis.

A direção da empresa, na figura de seu presidente José Sérgio Gabrielli, pretende reverter a perda de valor de mercado da companhia em função da desvalorização do petróleo no mercado mundial. De acordo com o ranking PFC Energy 50, a estatal perdeu 60% em valor das ações na escala relativa a 2008 em comparação ao ano anterior, ficando seu valor de mercado em US$ 96,8 bilhões. Comparando com o segundo trimestre de 2008, o valor de mercado da companhia brasileira estava próximo de US$ 300 bilhões. Isso significa que as ações da Petrobrás perderam valor. Um dos métodos adotados por Gabrielli para recuperar valor de mercado consiste num plano de investimentos de US$ 174,4 bilhões para o período de 2009 a 2013.
Parte deste dinheiro já foi adiantado pela Caixa Econômica à título de um empréstimo de emergência de U$ 2 bilhões. Outra parte dos recursos virão do BNDES (US$ 11,9 bilhões). O restante virá de seu bolso. Isso mesmo. O consumidor pagará mais esta fatura para que os investidores estrangeiros não fiquem no prejuízo. Você deve estar se perguntando de que forma esse dinheiro sairá de seu bolso? A resposta é: Já está saindo. O consumidor está pagando algo entre 60 e 70% a mais do que deveria pelos combsutíveis, pois a petrobrás não repassou a queda dos preços do petróleo no exterior para o mercado interno. Ela continua a vender o produto lá fora de acordo com a cotação no mercado internacional, na casa dos U$ 40. Para o mercado interno, o que vale é o maior preço. A estatal mantém para o brasileiro os preços com base na cotação de julho de 2008, quando o barril atingil U$ 147. Simples, não?
Veja mais detalhes aqui.

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