quarta-feira, 18 de março de 2009

O que disse o presidente Lula e o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli sobre a necessidade de queda nos preços da gasolina

As declarações foram feitas hoje, 18 de março, nove meses após a queda histórica do preço do barril no mercado externo.

O que disse o presidente Lula: "A Petrobras tem uma contribuição enorme para o superávit primário", afirmou o presidente, justificando a importância da análise dos impactos financeiros para a estatal de uma redução no preço dos combustíveis.
O Presidente vê como natural o fato de o consumidor arcar com esta responsabilidade do governo. Ao mesmo tempo, admite com suas palavras que não há regras de livre mercado no Brasil quando o assunto é a Petrobrás. De mesmo modo, em nosso país o petróleo não é mais visto como uma commodities que tem seu preço regulado pela cotação no mercado mundial, tal como o aço, o trigo, a soja, etc.
Na mesma ocasião, o presidente da Petrobrás sinalizou que não haverá redução de preços no curto prazo, embora reconheça que os preços cobrados pela gasolina e pelo diesel no Brasil estejam bem acima dos preços médios vigentes no mercado externo.
O que disse José Sérgio Gabrielli: "Se o preço nacional está muito caro, a lei permite a importação de combustíveis por outras distribuidoras". "O mercado brasileiro é aberto e tem mais de 250 distribuidoras que podem importar quando quiserem", afirmou arrogantemente, contando com a tradicional indiferença da população em relação aos seus direitos. Ou seja: se quer gasolina ou deisel barato, vão comprar lá fora!

Veja a matéria completa aqui:

Um comentário: