segunda-feira, 13 de abril de 2009

Silêncio Sobre as Reservas do Pré-Sal

Um tema que deveria estar sendo amplamente discutido pela sociedade permanece restrito ao governo e mercado. A população, o maior interessado, permanece alheia à este importante debate. Ao mesmo tempo, as informações sobre a evolução do assunto não são divulgadas como deveriam. O cluster de Tupi pode conter reservas da ordem de 100 a 300 bilhões de barris, o que pode levar o Brasil à condição de maior produtor mundial.
Assim é possivel entender a declaração de Barack Obama: Lula é o cara!
"O que Lula não pode fazer, como já se fala nos bastidores, é entregar o pré-sal aos EUA através de contratos de concessão para produção, alegando efeitos da crise financeira internacional".
Veja a matéria aqui.

O momento exige atenção redobrada da população para a questão. A política de capitalização da Petrobrás, através da manutenção dos preços altos dos combustíveis, pode ser uma estratégia do governo para a realizaçãode novos leilões enovlendo as novas reservas de petróleo. A direção da Petrobrás permanecia contrária à criação de uma nova estatal para gerir os bilhões de barris estimados do pré-sal. Estas reservas pertencem ao povo brasileiro e não podem servir apenas para atender aos interesses do mercado. Atualmente, sete blocos do pré-sal já foram leiloados. Em seis a Petrobras é majoritária. No sétimo, a Exxon é a que detém maior participação. Em volta desses campos, as áreas ainda são da União.
Em outubro do ano passado, o senador Aloízio Mercadante deixou vazar argumentos que corroboram para suspeitas palacianas: Descapitalização da Petrobrás- De acordo com Mercadante, o governo está inclinado a não leiloar no curto prazo esses demais blocos para evitar descapitalizar a Petrobras, já que, para ela disputar essas novas áreas, teria que desviar recursos destinados hoje para investimentos.
"Eleitoralmente, seria até interessante, o governo arrecadaria recursos com os leilões para gastar agora, mas assim estaríamos prejudicando a Petrobras, que ficaria descapitalizada", disse Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário